Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Você já ouviu falar em contrato de namoro?

Publicado por Luisa Portela
há 6 anos

Se um casal de namorados que ainda não possui (ou nunca vá possuir) o interesse de constituir família vier a adquirir patrimônio particular, é possível celebrar um “contrato de namoro”.

Esse contrato pode ser feito por instrumento público (no cartório) ou particular (na presença de um advogado) e seu objetivo é registrar os limites da relação afetiva e delimitar as intenções do casal, preservando aspectos patrimoniais - ou seja, de bens adquiridos - e afastando todos os aspectos implicados por uma união estável (leia sobre aqui e aqui), que pressupõe regime de comunhão parcial de bens.

Porém, atenção a alguns aspectos deste contrato! Por exemplo, não é porque você e seu namorado ou namorada possuem um contrato de namoro que a possibilidade de a relação ser considerada união estável esteja eliminada. Caso a realidade dos fatos seja a de união estável, a relação pode ser assim considerada em juízo a qualquer momento.

Como bem destacou o professor Flávio Tartuce, "é nulo o contrato de namoro nos casos em que existe entre as partes envolvidas uma união estável, eis que a parte renuncia por esse contrato e de forma indireta a alguns direitos essencialmente pessoais, como é o caso do direito a alimentos. Esse contrato é nulo por fraude à lei imperativa (art. 166, VI, do CC), e também por ser o seu objeto ilícito (art. 166, II, do CC)".

-Então, mesmo que venha a ser celebrado o "contrato de namoro", se evidenciado e comprovado que o casal mantinha relação de maior complexidade, com o propósito de constituição de família, será caracterizada a união estável, anulando-se os efeitos do pacto com os consequentes e legais efeitos?

Justamente.

Referências:

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Familias – 2016

TARTUCE, Flávio. Direito Civil – Vol. 05 – Direito de Família – 2017

  • Publicações18
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações215
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-ja-ouviu-falar-em-contrato-de-namoro/623281184

Informações relacionadas

Fernando Baldez de Souza, Advogado
Artigoshá 2 anos

Você já ouviu falar sobre contrato de namoro?

Simone Beck, Advogado
Notíciasano passado

Contrato de namoro

Camila Flores, Advogado
Notíciashá 4 anos

Contrato de namoro

Cristiane Machado de Morais, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de Contestação à Oferta de Alimentos com Reconvenção

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)